A chuva de granizo que atingiu São Cristóvão do Sul, na Serra catarinense, na quinta-feira (30), atingiu 80% do município, segundo a prefeitura. Uma empresa de laminados teve o galpão totalmente destruído pelo granizo (veja vídeo acima).
Nesta sexta (1º), as aulas nas escolas municipais foram suspensas. Em um dos colégios fechados, foi criado um centro para atender a população atingida com doações e lonas. O município informou que declarou situação de emergência.
"Estragou toda a minha casa e da minha cunhada. Quarto, cozinha, garagem. Estragou tudo. Ficamos em um dos cômodos da casa que não foi atingido", disse a dona de casa Marilene Silva, que buscou auxílio no centro de ajuda.
A chuva, segundo os moradores, não durou mais do que 10 minutos. A Defesa Civil informou que distribuiu, até o início da tarde desta sexta, mais de 6 mil metros de lona para a população.
Uma família ficou desabrigada e teve que ser atendida pela prefeitura. A escola Núcleo Educacional Crescer está recebendo doações de roupas de cama, colchões, cobertores e alimentos.
Previsão do tempo
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a combinação da atuação de um sistema de baixa pressão com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica ocasiona pancadas de chuvas acompanhadas de temporais em todas as regiões.
Essa condição deve persistir em todo estado até as 23h59 de sábado (2), segundo a Defesa Civil.
Recomendações
Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.
Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Defesa Civil: telefone 199
Corpo de Bombeiros: telefone 193
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário